Planejamento

Na visão de vários autores, o planejamento “pode ser conceituado como um processo, considerando os” seguintes aspectos: assunto abordado; elementos do planejamento; tempo; unidades organizacionais; características (OLIVEIRA, 2003, p. 34-35). “Pode ser definido como o processo de estabelecer objetivos ou metas, determinando a melhor maneira de atingi-las” (MEGGINSON, 1998, p. 129). “Em outras palavras, o planejamento deve ser definido pelo próprio processo que representa” (MINTZBERG, 2000, p. 24).

 Estratégia

Segundo Luecke (2008, p. 178), estratégia é “um plano que diferenciará a empresa e dará a ela uma vantagem competitiva sobre as rivais.”. Para Herrero (2005, p. 18), estratégia é:

a escolha dos elementos de mercado e clientes que as unidades de negócio pretendem servir, identificando os processos internos críticos nos quais a unidade deve atingir a excelência para concretizar suas propostas de valor aos cliente dos segmentos-alvo, e selecionando as capacidades individuais para atingir os objetivos internos, dos clientes e financeiros.

              E ainda, pode ser “definida como um caminho, ou maneira, ou ação formulada e adequada para alcançar, preferencialmente, de maneira diferenciada, os desafios e objetivos estabelecidos, no melhor posicionamento da empresa perante seu ambiente (OLIVEIRA, 2003, p. 194)”.

 

Download
Plano de Aula - 2012
Plano de aula - Planejamento Estratégico
Microsoft Word Document 98.0 KB
Download
Primeiros conceitos
Planejamento, estratégia, planejamento estratégico, plano, missão, visão de futuro, objetivo, ação e meta.
PERH I.pdf
Adobe Acrobat Document 4.4 MB
Download
Ferramentas de apoio ao PE
Matriz de SWOT e Balanced ScoreCard
PERH II.pdf
Adobe Acrobat Document 2.9 MB
Download
Artigo para recuperação de nota
Planejamento Estratégico Organizacional
artigo - planejamento estratégico 2 - r
Adobe Acrobat Document 150.5 KB