Apresentação

O Marketing Interno ou Endomarketing (termo dado por Saul Faingaus Bekin) significa que as ações de marketing são aplicadas aos cliente internos da empresas, os funcionários. Bekin (2004) afirma que o marketing começa de dentro. Honorato (2004, p. 25) diz que "a satisfação do funcionário é a satisfação do cliente".

 

Como vemos, deve-se dar tanta atenção aos colaboradores internos quanto a dispendida aos clientes, já que estes colhem os frutos daqueles.

 

O cliente perfeito, se insatisfeito deixa de ser cliente; funcionário perfeito, mas insatisfeito deixa de ser funcionário.

 

A sua empresa demonstra preocupação por você? Ela buscou saber dos seus planos profissionais futuros, suas ambições? E você, já se preocupou em se declarar para a sua empresa? Caso a resposta para essas perguntas seja negativa, então há um problema sério de comunicação entre você e a sua empresa!

 

 

Agora, pergunte-se!

Como eu posso racionalizar o processo formal de comunicação da minha empresa para proporcinar mais agilidade na troca de idéias, na tomada de decisões, na implanação de projetos, e tudo que requeira o envolvimento das pessoas? mas lembre-se que isso deve agregar valor a essas pessoas, caso contrário não será Marketing Interno. Se traz valor, ótimo; senão, repense!

 

Na minha opinião, de todos os elementos que envolvem o marketing, a comunicação é o mais importante, pois é ela que faz a ponte entre as partes dos processos, entre as funções, entre você e sua empresa. Implantar um projeto de Marketing Interno em uma empresa é, antes de mais nada, garantir que exista um sistema de comunicação saudável, apropriado, funcional.

 


Download
Plano de Aula 2010
Plano de Aula - Mkt Interno.pdf
Adobe Acrobat Document 74.4 KB
Download
Aulas 1, 2, 3
Resumo do conteúdo aplicado em sala de aula nos três primeiro encontros.
Aulas 1 2 3 - Mkt Interno.pdf
Adobe Acrobat Document 95.0 KB
Download
Aula 4
Resumo do conteúdo aplicado em sala de aula no quarto encontro.
Aula 4 - Mkt Interno.pdf
Adobe Acrobat Document 81.3 KB
Download
Aulas 5 e 6
Resumo do conteúdo aplicado em sala de aula no sexto encontro.
5ª e 6ª AULA - Mkt Interno.pdf
Adobe Acrobat Document 42.8 KB
Download
Aulas 7 e 8
Resumo do conteúdo aplicado em sala de aula no sétimo e oitavo encontro.
Aulas 7 e 8.pdf
Adobe Acrobat Document 88.8 KB
Download
Aulas 9 e 10 Mkt RH
Resumo do conteúdo aplicado em sala de aula. Contéudo extra-curricular.
Aula 9 e 10 mkt RH - extra.pdf
Adobe Acrobat Document 83.3 KB
Download
Aulas 11, 12 e 13
Resumo do conteúdo aplicado em sala de aula.
Aulas 11 12 13 - Mkt Interno.pdf
Adobe Acrobat Document 78.8 KB

Download
Teste de liderança
Elaborado por Edson Rodriguez Reinaldo Polit, vice-presidente da Thomas International, e extraído do site da VoceSA (http://vocesa.abril.com.br/testes/carreira/Voce-e-um-lider.shtml) em 03/02/10 às
teste - você é visto como líder.pdf
Adobe Acrobat Document 95.4 KB
Download
Artigo: Clima Organizacional para a Criatividade
Autora: Maiza Santana Neville Ribeiro – Mestre em Educação e Criatividade na Universidade de Ciências da Educação; Sócia Diretora da DAMICOS Consultoria e Negócios Ltda; Presidente do Institu
CLIMA ORGANIZACIONAL PARA A CRIATIVIDADE
Adobe Acrobat Document 76.0 KB
Download
Texto para resenha
Texto de Antonia Eliane Pereira Bezerra, professora da UFRR.
Resenha - Liderança em Endomarketing.pdf
Adobe Acrobat Document 146.6 KB