Gestão do processo do conhecimento - parte 2

Breve história da gestão do conhecimento

Na segunda metade do séc. XVIII, James Watt deu o ponta-pé para o que seria a transição da Idade Média para a Idade Moderna: a invenção da máquina à vapor e a então Revolução Industrial. Esta por sua vez, marca a produção em massa, os primeiros estudos em Administração, os estudos de Sociologia e Psicologia aplicados às relações humanas nas empresas etc (CHIAVENATO, 2000).

A Primeira e a Segunda Grandes Guerras também contribuíram fortemente na evolução tecnológica, principalmente na aviação e no controle da energia nuclear. Alias nunca se reuniu, até então, tantos cientistas para se trabalhar em um único projeto, o Projeto Manhattan. Projeto tal, que realizou uma seleção de pessoas para a criação, o armazenamento do conhecimento e sua trágica aplicação (ROBERTS, 2002).

Após a última grande guerra, os EUA se levantaram como a nação líder, e capitalista. Surge a Guerra Fria. O combate de nervos, as ameaças nucleares e as guerras transnacionais marcaram 30 anos (1950-1980) na Historia. Segundo Roberts (2002, p. 640), “a ajuda americana viabilizou a recuperação da Europa como grande centro mundial de produção industrial” e ainda “as nações desejavam como nunca estabelecer instituições de cooperação para regularem a economia internacional”. Tais organismos mundiais como a Organização Mundial do Comércio – OMC, o Banco Mundial e o Fundo Monetário Internacional - FMI, liderados pelo sonho americano, faziam bloqueios aos países declarados comunistas.

Enquanto o bloco capitalista se desenvolvia a passos largos, acreditando no fim próximo dos comunistas logo após a Queda do Muro de Berlim, a China surpreendeu a todos, mostrando o seu poderio bélico e despontando como futuro império mundial (ROBERTS, 2002, p. 733-799).

A Revolução Industrial mostrava-se cada vez mais forte. O homem do campo do inicio do século migrava continuamente para as cidades, em busca de trabalho nos centros industriais. De acordo com o mesmo autor (p. 641), nos EUA e na Europa “a força de trabalho agrícola continuou a encolher, enquanto a produtividade por área aumentou”, pois o trator havia chegado às fazendas.

Ainda em Roberts (2002), ao mencionar a importância das comunicações afirma que a tecnologia da informação foi o carro-chefe na aceleração da indústria desde 1945. A velocidade com que o processo de produção vinha para satisfazer um mercado que crescia em tamanho e exigência qualitativa pediu das pessoas mais do que elas podiam produzir. “O avanço intelectual nunca foi tão subitamente acelerado” (p. 641). Inicialmente parecia que a informática seria o grande diferencial competitivo, mas aos poucos as empresas enxergaram, como será visto mais a frente, que são as pessoas o diferencial definitivo como construtores do conhecimento.

Para Stewart (1998, p. 6), a Era do Conhecimento, do Capital intelectual, do Intangível Humano nas empresas como fator capaz de gerar diferença competitiva é recente e isso se deve ao roteiro histórico apresentado anteriormente e mais especialmente:

a) à massificação dos instrumentos informatizados;

b) À globalização;

c) Ao aumento da concorrência;

d) Ao enxugamento da estrutura empresarial.

Esses elementos se desenvolveram de forma interdependente, revelando o que também se pode chamar de Era da Informação. Isso altera a indústria tradicional baseada no trabalho físico para a economia do conhecimento e da comunicação (STEWART, 1998, p. 6).

 

Próximo tópico: elementos da gestão do conhecimento

Diel Junior


Bibliografia

CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à teoria geral da Administração. 6. ed. Rio de

Janeiro: Campus, 2000.

ROBERTS, J. M. O livro de ouro da história do mundo. 11. ed. Rio de Janeiro: Ediouro,

2002.

STEWART, Thomas A. Capital intelectual. 10. ed. Rio de Janeiro: Campus, 1998.

Write a comment

Comments: 1
  • #1

    Treena Barrio (Tuesday, 31 January 2017 04:54)


    Hi there! Someone in my Myspace group shared this website with us so I came to take a look. I'm definitely loving the information. I'm bookmarking and will be tweeting this to my followers! Outstanding blog and superb design and style.