Empregabilidade: competências comportamentais e ensino superior

Empregabilidade ou liquidez profissional. Parece-me uma boa forma de pensar a capacidade de um profissional de estar sempre em atividade no mercado de trabalho; sua capacidade de manter-se empregado.  Hoje, competências comportamentais são bastante exigidas pelas empresas. Talvez porque outras competências sejam mais fáceis de serem ensinadas que aquelas. Então as empresas trilham um caminho mais curto e menos dispendioso!
Durante minhas aulas, tento transmitir aos alunos e às alunas a importância de desenvolverem competências comportamentais. Assim, aplico atividades que focalizem esse desenvolvimento pela vivência, principalmente as relacionadas à comunicação.
Patrícia Bispo, no site Rh.com.br, relaciona as seguintes competências comportamentais: trabalho em equipe, capacidade de negociação, liderança, comunicação, criatividade/inovação, prudência, flexibilidade, otimismo, assertividade, ética, valorização da qualidade de vida, visão holística, compartilhamento de conhecimento, autodesenvolvimento e intuição. Creio que ela abordou muito bem cada um desses elementos. É uma boa darem uma olhada!
Entretanto, identifico um problema no processo educacional: a escassez do tempo! Os cursos de graduação possuem um currículo carregado, competências exigidas pelo MEC devem ser cumpridas. Nós seremos avaliados pelo órgão superior. Não há tempo hábil para nós, docentes e discentes, desenvolvermos atividades comportamentais abrangentes como as vistas acima (isso consome um bom tempo).
Em fim, suprir o mercado com profissionais com tais competências parece tarefa quase impossível. Afinal, o ensino superior deveria ajudar as pessoas a se desenvolverem de acordo com as expectativas das organizações. Não me parece que esse link exista num grau satisfatório.

Write a comment

Comments: 2
  • #1

    Jeffrey (Sunday, 22 July 2012 22:45)

    I was looking for something similar, I am very grateful you have shared this subject

  • #2

    seks telefon (Thursday, 19 January 2017 04:51)

    camminando