Endomarketing: uma questão de valores

O QUE É VALOR PRA VOCÊ?

Você já se perguntou porque tem que tomar pelo menos um banho por dia? Não pense que a reposta é óbvia, porque eu já conheci pessoas que não fazem questão de um banho por dia! Tomar banho é um ato proveniente de uma tomada de decisão, a qual pesou valores pessoais e sociais - e é claro, nem todos temos os mesmos valores. Valores são forças que influenciam, diariamente, as nossas decisões: de  atos simples a complexos. Os atos, por sua vez, são os comportamentos, ou formas de agir de uma pessoa, individualmente ou em grupo. Para as empresas, os valores que carregamos são muito importantes.

 

Bom, agora, se você está pensando em implantar endomarketing em sua empresa, pergunte-se quais os valores fundamentais que devem ser disseminados antes mesmo da implantação.

Valores fundamentais serão aqueles que prepararão os funcionários para o processo de mudança. Tenha certeza que os líderes estão 100% comprometidos com o processo, pois os funcionários VALORizam o que esses pessoas pensam e acreditam. Verifique se os suportes físicos e tecnológicos estão prontos para dar suporte à mudança comportamental. Anuncie, constantemente, os benefícios que os funcionários terão com a mudança.

Veja que tudo que se faz na fase pré-mudança é uma ação de marketing. Implantar endomarketing é implantar um processo que VALORize o capital intelectual de uma empresa. O VALOR de uma empresa começa de dentro pra fora e Marketing externo começa com o Marketing interno.

Empresa, quer VALORizar seus clientes, então VALORize o primeiro deles, o funcionário.

VALORES SOCIAIS: um bom livro sobre endomarketing é o do Cerqueira (2005). O autor aborda um aspecto interessante sobre os valores sociais que influenciam os japonses no trabalho (p. 17). O autor diz que existe uma escala de valores que é seguido tanto pelo operário quanto pelo empresário. É assim:


1 - "se é bom para o Japão, tenho que fazer bem-feito [...]";
2 - "se é bom para a minha empresa, tenho que fazer bem-feito [...]"
3 - "tenho que fazer bem-feito, pois é daqui que levo o dinheiro para a minha família";
4 - "tenho que fazer bem-feito para que também seja bom para mim".

E eu diria assim se fosse japonês: o meu umbigo é a última coisa que me preocupa!
Por isso é que eles são o que são!

Write a comment

Comments: 3